O Teatro do Pé em seus em seus três primeiros anos de existência, já tinha ido duas vezes a Porto Alegre. Duas vezes e duas experiências bastante diferentes. Aqui vou relatar a nossa catastrófica primeira viagem.

Nós tínhamos concluído a cena “A Morte de Nanã” que estava sendo aceita muito entusiasticamente pelo público e pela classe. Tínhamos participado do I° Circuito Paulista de Esquetes Teatrais no qual recebemos 6 prêmios e estávamos muito confiantes em relação a esse trabalho. Queríamos mostrá-lo ao mundo.

Descobrimos na internet que estava acontecendo em Porto Alegre – a I° MERDA – Mostra de Esquetes Risonhas, Dramáticas e Artísticas. Programação paralela (mas não vinculada) ao Poa em Cena- Festival Internacional de Porto Alegre. E decidimos viajar.

Para conseguirmos o dinheiro da van, montamos um bar no FESTA- Festival Santista de Teatro Amador. O qual teve muito pouco público e nosso empreendimento deu muito pouca grana.

Então pedimos um horário para falar com o Secretário de Cultura de Santos (Carlos Pinto) que não nos recebeu. Partimos para a câmara dos vereadores e pedimos contribuições de cada um dos políticos presentes. Alguns contribuíram e com as contribuições, junto com a grana do bar e mais um empréstimo que eu fiz para o grupo, deu pagar a van e sobrar algum para a alimentação.

Ainda faltava o dinheiro da hospedagem. Então ligamos para as meninas que estavam organizando o festival e elas disseram que arrumariam hospedagem pra gente.

Em meio às nossas correrias, fomos convidados a apresentar a nossa esquete “Viadologia” na cerimônia de premiação do FESTA. O sucesso foi incrível. A esquete, que tinha uns 20 minutos, levou quase quarenta, pois fomos interrompidos por mais de 30 aplausos em cena aberta. Decidimos apresentar também a “Viadologia” em Porto Alegre.

E fomos. Eu , Mateus Lopes, Danilo, Wagner(que na época fazia parte do grupo), mais a Beth (então namorada do Danilo e que mais tarde teve uma passagem como integrante do grupo), minha mulher e meu filho de um ano e pouquinho, Amadeus.

Hora e horas, aperto, dor nas costas, hora e horas, calor insuportável, horas e horas, o nenê vomitando várias vezes, horas e horas, a van quebra, horas e horas, a gente quase morre num acidente em que a nossa van fica sobre duas rodas, horas e horas, chegamos.

Logo na chegada descobri que a hospedagem reservada a gente era na casa das organizadoras. Um apartamentinho, nublado por uma fumaça verde, que só de entrar dava um barato. Eu com o bebê tive que perguntar por um hotel (barato pois tinha emprestado um tanto do pouco dinheiro que tinha para a van). Elas falaram que uma das organizadoras era proprietária de um hotel “tri-massa” ali do lado.

Chegando no hotel “tri- massa”. Descobrimos que se tratava de um misto de hotel de viração, daqueles que alugam quarto por hora, com pensão para idosos. Era tenebroso. A menina, super prestativa (sem ironia nenhuma) disse que ia nos dar o melhor quarto.

O quarto tinha tanto bolor na parede, que acho que dava mais barato que a fumaça do apartamento. E toca a dormir. O nenê, sentindo a energia do lugar, chora a noite inteira. Minha mulher puta comigo. (quem mandou ir, agora guenta)

Naquela noite eu, quase chorando, percebi o tamanho da roubada… que estava apenas por começar.

Continua…




Deixe seu Comentário



1 Comentário para “POA -1° Temporada – Episódio 1– Catástrofe(Apenas o Começo)”

  1. 1 POA –1° Temporada – Epsódio 2 (agora sim fudeu) at Blog do Pé