Terra de Cinzas e Diamantes é o nome do novo livro de Eugênio Barba, recentemente publicado no Brasil pela editora perspectiva ( que aliás, tem um excelente catálogo sobre teatro). Trata-se de uma coletânea de 26 cartas, endereçadas ao autor pelo seu amigo e mestre Grotowisk.
As cartas foram publicadas, cheias de notas de rodapé, que contextualizam os assuntos tratados na correspondência entre esses dois grandes inovadores do teatro mundial.Porém, o mais interessante é que, para entendermos a relação entre os dois (Barba foi assistente de direção e empenhado colaborador de Grotowisk), o autor escreve toda uma introdução (de mais de 100 páginas) sobre como se conheceram e os eventos marcantes da sua trajetória conjunta.

Para mim foi revelador saber que o caminho para o reconhecimento mundial de Grotowisk não se deu como uma conseqüência natural de suas idéias revolucionárias. Se a História seguisse seu curso natural, sem a intervenção de Eugênio Barba e do próprio Grotowisk, provavelmente uma das maiores forças renovadoras do teatro do séc. XX ficaria restrita à pequena e inexpressiva cidade do Opole, no interior da Polônia. O processo que levou Grotowisk a se tornar uma lenda do teatro mundial, foi concebido e executado entre esses dois colaboradores, que com muito empenho foram pouco a pouco despertando o interesse de artistas e pessoas influentes do mundo. É claro que sem o riquí­ssimo conteúdo de Grotowisk, todo esse trabalho de divulgação e marketing pessoal não teria dado resultado. Mas foi pela força e o empenho desses dois homens, que acreditaram em uma idéia, que o panorama do teatro mundial pôde ser transformado por ela. Esse exemplo me ensina o valor do trabalho de divulgação e seus incrí­veis resultados no sentido de conquistarmos o nosso merecido espaço e de levarmos ao mundo nossa mensagem. Mateus Faconti




Deixe seu Comentário



0 Comentários para “Terra de Cinzas e Diamantes”

  1. Ainda não há comentários registrados