Eu, Antônio Gonçalves da Silva, filho de Pedro Gonçalves da Silva, e de Maria Pereira da Silva, nasci aqui, no Sí­tio denominado Serra de Santana, que dista três léguas da cidade de Assaré. Meu pai, agricultor muito pobre, era possuidor de uma pequena parte de terra, a qual depois de sua morte, foi dividida entre cinco filhos que ficaram, quatro homens e uma mulher. Eu sou o segundo filho.

Quando completei oito anos, fiquei órfão de pai e tive que trabalhar muito, ao lado de meu irmão mais velho, para sustentar os mais novos, pois ficamos em completa pobreza. Com a idade de doze anos, freqüentei uma escola muito atrasada, na qual passei quatro meses, porém sem interromper muito o trabalho de agricultor. Saí­ da escola lendo o segundo livro de Felisberto de Carvalho e daquele tempo para cá não freqüentei mais escola nenhuma, porém sempre lidando com as letras, quando dispunha de tempo para este fim. Desde muito criança que sou apaixonado pela poesia, onde alguém lia versos, eu tinha que demorar para ouvi-los. De treze a quatorze anos comecei a fazer versinhos que serviam de graça para os serranos, pois o sentido de tais versos era o seguinte: Brincadeiras de noite de São João, testamento do Juda, ataque aos preguiçosos, que deixavam o mato estragar os plantios das roças, etc. Com 16 anos de idade, comprei uma viola e comecei a cantar de improviso, pois naquele tempo eu já improvisava, glosando os motes que os interessados me apresentavam.

Nunca quis fazer profissão de minha musa, sempre tenho cantado, glosado e recitado, quando alguém me convida para este fim.

Quando eu estava nos 20 anos de idade, o nosso parente José Alexandre Montoril, que mora no estado do Pará, veio visitar o Assaré, que é seu torrão natal, e ouvindo falar de meus versos, veio à nossa casa e pediu à minha mãe, para que ela deixasse eu ir com ele ao Pará, prometendo custear todas as despesas. Minha mãe, embora muito chorosa, confiou-me ao seu primo, o qual fez o que prometeu, tratando-me como se trata um próprio filho.

Chegando ao Pará, aquele parente apresentou-me a José Carvalho, filho de Crato, que era tabelião do 1o. Cartório de Belém. Naquele tempo, José Carvalho estava trabalhando na publicação de seu livro “O matuto Cearense e o Caboclo do Pará”, o qual tem um capí­tulo referente a minha pessoa e o motivo da viagem ao Pará. Passei naquele estado apenas cinco meses, durante os quais não fiz outra coisa, senão cantar ao som da viola com os cantadores que lá encontrei.

De volta do Ceará, José Carvalho deu-me uma carta de recomendação, para ser entregue à Dra. Henriqueta Galeno, que recebendo a carta, acolheu-me com muita atenção em seu Salão, onde cantei os motes que me deram. Quando cheguei na Serra de Santana, continuei na mesma vida de pobre agricultor; depois casei-me com uma parenta e sou hoje pai de uma numerosa famí­lia, para quem trabalho na pequena parte de terra que herdei de meu pai. Não tenho tendência polí­tica, sou apenas revoltado contra as injustiças que venho notando desde que tomei algum conhecimento das coisas, provenientes talvez da polí­tica falsa, que continua fora do programa da verdadeira democracia.

Nasci a 5 de março de 1909. Perdi a vista direita, no perí­odo da dentição, em conseqüência da moléstia vulgarmente conhecida por Dor-d’olhos.

Desde que comecei a trabalhar na agricultura, até hoje, nunca passei um ano sem botar a minha roçazinha, só não plantei roça, no ano em que fui ao Pará.

ANTÔNIO GONÇALVES DA SILVA, Patativa do Assaré.




Deixe seu Comentário



47 Comentários para “Autobiografia de Patativa do Assaré”

  1. 1 Raimundo ferreira de Sousa Ferreira de Assaré

    Tudo que diz respeito ao inquestionável Patativa do Assare me entusiasma. Jesus Cristo, o filho de Deus entrou em Jerusalem montando um jumentinho, poderia ter entrando comandando uma biga de ouro cravejada de prata e puxada por cavalos alados. Preferiu a forma mais humilde. O Patativa viveu pela humildade sem se deixar envaidecer pela grandeza que sempre mostrou através da sua lira poética tão fascinante.
    Sou um ardoroso fã desse poeta genial.
    A Ele não há comparação,
    Sou apenas um sujeito normal
    Que pelo menestrel tenho grande admiração.
    Uma pátria nunca foi tão decantada,
    Ninguém mais do que ele
    Mostrou a realidade dura do Sertão.
    Patativa é um exemplo de vida, humildade e sabedoria
    que muitos precisam aprender;
    Digno de admiração

  2. 2 Francisco M. MONTORIL

    Sou médico, nasci e trabalho em Crato CE. Conhecí de perto o Patativa do Assaré e suas obras publicadas até o presente. Tenho uma grande curiosidade para saber quem era José Alexandre Montoril, do qual o Patativa me falou mui vagamente. Se alguém pudesse me ajudar dizendo da parte dos Montoril quem são os irmãos,tios e primos, talvez desse para saber de onde vem o meu MONTORIL. No Brasil inteiro há MONTORIL e MONTURIL, mas quando perguntamos sobre a origem, ninguém sabe nada.
    Obrigado se alguém se propuser a me ajudar um pouco neste sentido. montorilfrancisco@yahoo.com.br

  3. 3 Francisco Moreira MONTORIL

    Sou médico, moro em Crato Ceará e da família MONTORIL.
    Como todos nós, ando à procura da origem dos MONTORIL e dos MONTURIL.
    Mande-me seu e-mail para podermos trocar idéias.
    Conhecí pessoalmente o PATATIVA DO ASSARÉ e quando da sua morte no Hospital São Francisco, em Crato CE, eu estaja junto
    Um abraço.

  4. 4 Raimundo Ferreira de Sousa

    Assaré,
    De saudade
    Eu tenho chorado tanto
    Que as lágrimas do meu pranto
    Já formaram um oceano de solidão.
    Estou a espera de que esse oceano transborde
    E as lágrimas que dele transbordarem formem um rio
    E por ele eu vou nadando ou de carona nalgum navio
    Rompendo barreiras,saltos e cachoeiras até em ti aportar.
    É uma ferida aberta com uma dor latente que me corta o peito
    Essa tal de saudade que judia maltrata a minha alma e me deixa sem jeito
    E me faz mergular em sonhos e delirios delirantes dos quais vivo a sonhar
    Um dia na esperana de a ti poder voltar e não mais viver tão distante sofrendo a dor constante dessa saudade que é tão angustiante.
    Oh Assaré! viver o desterro distante da tua poesia
    È sofrer e buscar alegria nas modas de viola e cantoria.
    Ainda voltarei ASSARÉ, e edificarei raizes no teu solo tão enternecedor
    E ouvirei em cada esquina a voz de um poeta cantador.
    Patativa deixou saudade – eternizado-.
    Assaré Minha cidade.
    Ferreira de Assaré

  5. 5 Marcos Araujo - Belo Campo, BA

    Patativa do Assaré, sob o meu ponto de vista, foi um dos nordestinos mais fecundos da cultura popular, e, por que não dizer, erudita também. Eu hoje seria, certamente, um ser mais completo se tivesse o privilégio de pelo menos um encontro com esse saudoso poeta simples, humilde e vencedor, que conheci através das várias leituras que fiz sobre ele. Algumas vezes planejei sair de minha cidade para ir até o Assaré para conhecê-lo e poder tocar aquela figura tão pura e tão rica de virtudes. Mas, infelizmente, a morte o colheu antes que eu pudesse realizar esse meu sonho de então. Ao assistir ao Jornal Hoje, daquele 08 de julho de 2002, que noticiou a passagem de Patativa, confesso que me senti menor. Foi uma grande perda nossa, mas um grande presente aos céus. Jamais o esquecerei.
    Marcos Araújo
    Belo Campo, BA

  6. 6 SÓFOCLES RONDINELLI

    TINHA UMA VONTADE TÃO GRANDE DE CONHECER PATATIVA QUE UM DIA TRABALHAVA NO FNDE, NA DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS PELO CORREIOS, E ENTRE TANTOS PALETES CARREGADO DE LIVROS VINHA UM PACOTE CONTENDO 03 LIVROS DIDÁTICOS QUE AO IVÉS DE VIR PARA MINHA CIDADE CURRAIS NOVOS-RN, ERAM DE ASSARÉ-CE. NÃO PENSEI DUAS VEZES. COMETI UM CRIME. RASGUEI O EMBRULHO, FIZ UM BILHETE PARA O PREFEITO OU SEC. DE EDUCAÇÃO PEDINDO QUE O ENTREGASSE NAS MÃO DE PATATIVA. NELE ESCREVI O QUE MEU PEITO SENTIA DE TANTO ORGULHO E ADMIRAÇÃO PELA SUA VIDA, SUA OBRA E O SEU CARÁTER.
    AGORA PEÇO A PAPAI DO CÉU ATRVÉS DA MEUS BILHETES EM FORMA DE ORAÇÃO QUE TRASMITA PARA PATATIVA MINHA GRANDE ADMIRAÇÃO.

  7. 7 SÓFOCLES RONDINELLI

    SÓFOCLES RONDINELLI
    4/Jan/2008 às 9:02 am
    TINHA UMA VONTADE TÃO GRANDE DE CONHECER PATATIVA QUE UM DIA TRABALHAVA NO FNDE, NA DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS PELO CORREIOS, E ENTRE TANTOS PALETES CARREGADO DE LIVROS VINHA UM PACOTE CONTENDO 03 LIVROS DIDÁTICOS QUE AO IVÉS DE VIR PARA MINHA CIDADE CURRAIS NOVOS-RN, ERAM DE ASSARÉ-CE. NÃO PENSEI DUAS VEZES. COMETI UM CRIME. RASGUEI O EMBRULHO, FIZ UM BILHETE PARA O PREFEITO OU SEC. DE EDUCAÇÃO PEDINDO QUE O ENTREGASSE NAS MÃO DE PATATIVA. BOTEI DENTRO DOS LIVROS E FECHEI O EMBRULHO DE NOVO. NELE ESCREVI O QUE MEU PEITO SENTIA DE TANTO ORGULHO E ADMIRAÇÃO PELA SUA VIDA, SUA OBRA E O SEU CARÁTER.
    AGORA PEÇO A PAPAI DO CÉU ATRVÉS DA MEUS BILHETES EM FORMA DE ORAÇÃO QUE TRASMITA PARA PATATIVA MINHA GRANDE ADMIRAÇÃO.

  8. 8 Raimundo Ferreira de Sousa Ferreira de Assaré

    Assaré é terra de poeta.
    Cada um seguindo sua meta,
    Cumprindo a sua missão.
    De rima em rima,
    Causando emoção,
    Dissertando a natureza,
    Relatando temas de amor e ódio,
    Cada um é ativo sem ócio.
    Desde a cidade ao sertão,
    Em Assaré poesia é refrão.
    Refrão de Beleza e graciosidade,
    Os nossos Poetas não têm vaidade.
    Cotidianamente na sua labuta,
    Um respeita o outro sem disputa.
    Quando uma disputa acontece,
    O instrumento de desafio é a viola.
    Garganta afinada o verso rola,
    Noite adentro o dia amanhece.
    Já vi uma disputa que
    começou numa sexta-feira,
    Varou a noite inteira,
    O sábado e o domingo.
    A poesia brotava como chuva em pingo.
    Quando um poeta parava outro recomeçava,
    Chegou a segunda-feira,
    O povo e a cidade inteira,
    Foram os privilegiados,
    Com tantas poesias de versos bem rimados.
    Assaré, meu Assaré!
    Terra memorável.
    A tua poesia é canto lírico – inigualável.
    Ferreira de Assaré

  9. 9 Liana Souto Araújo

    Assaré, realmente é uma terra de homens memoráveis.
    A beleza da poesia que dali brota é fenomenal.
    O Patativa é sem igual, mas, Assaré têm grandes nomes
    que certamente cultuarão a poesia e a imortalidade de poetas como
    O Patativa do Assaré, Miceno Pereira, Geraldo Gonçalves, Mané do Cego e
    esse que acabei de ler nosm comentários, Ferreira de Assaré.
    Liana Souto Araújo

  10. 10 Antonio Galdino Alves de Souza

    Patativa do Assaré, é uma figura imortal, para aqueles que gostam de uma poesia nordestina, cheia de realidades do sofrido Nordeste, principalmente o Ceará
    O seu jeito inconfundível de recitar suas poésias é com o estilo de quem canta suas melodias.

    Que Deus o tenha nas cantorias e recitais poéticos la no Céu. Barreiras – Ba 03/02 /2008

  11. 11 cinthia

    acho interesante sua historia

  12. 12 A.Morais

    Certa vez, fiz uma viagem ao Assaré e Patativa estava, em Crato, no Tabajara Hotel a espera de trasnporte. Ofereci carona ele eceitou. Passei uma hora compondo uma pergunta em verso para o poeta. Na descida para Nova Olinda o interroguei:

    Amigo Patativa,
    Responda-me se souber
    Quantos pés de capim
    Tem daqui pru Assaré?

    A resposta veio num segundo:

    Se a seca não matou
    E o gado não comeu
    Tem o mesmo que nasceu.

  13. 13 A.Morais

    Tudo que se falar de Patativa é muito pouco para o tamanho de sua grandeza. Porem, devemos lembrar e enaltecer outros poetas que tambem deram sua contribuição para o cultura popular. Exemplo: Cego Aderaldo.
    Dizem que quando o aconselharam a se casar, por que Ele era muito só e precisava de companhia a resposta foi a seguinte:

    Já pensei em me casar,
    È bem verdade não nego.
    Mas com minha experiencia.
    Batata quenta não pego.
    Quem enxerga leva chifre,
    Quanto mais eu que sou cego.

  14. 14 samyra

    adoro patativa adimiro-o muito .parabéns pela otima pessoa que o patativa fui!

  15. 15 A.Morais

    Não se consegue ser o melhor, sendo unico, é preciso outros para que se faça a escolha. Patativa é a maior mas a sua grandeza se mede diante do tamanho da importancioa que tiveram outras personalidades especializadas em poesia. Hoje eu peço permissão para falar do Dr. Mozart Cardoso de Alecar, medico, ex-prefeito de juazeiro e um intelectual de maior grandeza. Durante a visita do Papa João Paulo II ao Brasil em 12.07.1980 o jornal nacional informou que todos os dias, pela manha, no cafe, ele comia invariavelmente, seis ovos.
    O Poeta ao tomar conhecimento dessa avidez gastronomica, por ovos, e, sendo extremamente desconfiado e precavido, como ninguem, neste mundo, revelou a alguns amigos seus, a medida acauteladora que tomaria, se por fatalidade o destino o levasse a residir no Vaticano.

    Reporter da santa sé,
    Sacerdote que não mente,
    Disse o que mereceu fé,
    Em brasilia, a muita gente:

    De manha, logo bem cedo,
    Pasmando a todos os povos,
    Do colesterol, sem medo,
    O Papa come seis ovos!

    Eu, para fugir a engano…
    Dores..gritos…ais e choro…
    Morasse no vaticano,
    Minha “Zorba” era de couro.

  16. 16 A.Morais

    De uma só vez, agrego a esta seleta representação da poesia e cultura popular que humildemente venho apresentando mais duas ilustres personalidades. Eneas Duarte, que segundo o jornalista Dario Maia Coimbra era detentor de um invejavel acervo cultural, de uma inteligencia privilegiada e de uma oratoria convincente e respeitada e Jose Helder França detentor das mesmas qualificações do Eneias. Um dia ao se encontrarem, Helder decepcionado com iidumentario do poeta barbalhense metrificou:

    Responde-me,
    Oh! pobre vate,
    Qual foi o mal alfaiate,
    Que te aleijou de uma vez?

    Eneias respondeu:

    Foi o alfaiate da miseria,
    Que pobreza
    È coisa seria,
    Foi a miseria quem fez!

  17. 17 A.Morais

    Nesta coletania de monstros sagrados da poesia e cultura popular onde mensiono Patativa, o maior de todos, Dr. Mozart Cardoso de Alencar, Cego Aderaldo, Eneas Duarte, Jose Helder França, é impossivel ficar de fora Jose de Matos. Tenho certeza que todos foram importantes figuras na divulgação da cultura popular da região tão bem comandada por Patativa. Pois bem, certa vez o poeta Ze de Matos se hospedou na residencia de um nobre fazendeiro de Barbalha. Estava enfadado e indisposto e sendo solicitado pelo dono da casa a fazer uma poesia disparou:

    Terra de um homem só,

    Procuro outro e não vejo.

    Quem diz que Barbalha é terra

    Tambem diz que merda é queijo.

  18. 18 REGINALDO A.GONÇALVES

    ERA UNS DO MEU SONHO CONHECE-LO DE PERTO O PATATIVA
    MAS,INFELISMENTE,ESSA NÃO FOI A REALIDADE,MAS ACREDITO QUE ELE ESTA FELIZ COM CRISTO.

  19. 19 Raimundo Ferreira de Sousa

    Eu nasci na cidade
    Mas tenho alma sertneja
    Espero que o povo veja
    Um poeta de verdade
    De fibra, brio e fé
    Antônio Gonçalves da Silva
    O Patativa do Assaré.

    Esse é um poeta fenomenal
    A Ele não tem comparação
    Eu sou um sujeito normal
    Por Ele tenho muita admiração.

    Ferreira de Assaré

  20. 20 Raimundo Ferreira de Sousa

    Se Assaré é atalho,os seus poeta não retalham nem atalham na hora de versar.

    Albuquerque Antônio de Oliveira

  21. 21 douglas wagner o. dantas

    na escola municipal prof. antonio da graça machado querem te comheçer de cara a cara.

  22. 22 Raimundo Ferreira de Sousa

    Outro dia fui à minha terra
    Prosiei com amigos
    Dei muitas risadas.
    Tomei cerveja, bebi café
    Vi uma imagem deslumbrante
    Do Patativa do Assaré.

  23. 23 Letícia Bairle

    Esse Autobiografia é superlegal. Eu Gostei muito mesmo porque é importante para a nossa cultura nacional.

  24. 24 Hilário Bairle Júnior

    Adorei esse texto!Interessante mesmo!Esse grande poeta cearense marcou na nossa literatura brasileira,e que será uma raridade para sempre na literatura cearense.

  25. 25 ANNE STÉPHANIE L.MORAIS

    PATATIVA SINTETIZA A ESSENCIA VIVA DO CEARENCE,DO VERDADEIRO CEARENCE!…AQUELE QUE INCORPORA A FÊNIX MEDIANTE AS DIFICULDADES…E SE DESTACA NA SUA SINGULARIDADE VERBAL,NO SEU DINAMISMO DO PALCO-VIDA E INOVANA SIMPLICIADE O ARROZ E FEIJÃO ARGUMENTATIVO!
    ENTRE A LITERATURA RUSSA DE DOSTOIEVSK E A MAESTRIA DO MACHADO DE ASSIS… SURGE A FIGURA POPULAR,DE PERSONALIDADE FORTEMENTE INTRIGANTE E PURAMENTE SERTANEJA DESSE MEU CONTERRANEO…
    AQUI DEIXO ESSE COMENTS… DA GRADUADA EM ENFERMAGEM E FÃ GRATUITA DO SENTIMENTO NATIVISTA DESSE VELHO MESTRE MEDIANTE O MEU SAUDOSO CARIRI…

  26. 26 Maria Emília

    Minha mãe indicou o seu Patativa para um trabalho na escola de “autobiografia de algum brasileiro”. Puxa, eu gostei dele, achei legal. Meu trabalho ficou muito bom.
    Eu que escrevi.
    Maria Emília

  27. 27 NILSON MONTORIL DE ARAÚJO

    Sou sobrinho de José Pereira Montoril(Casuzinha)que troxe Patativa do Assaré para o Estado do Pará.Minha mãe era Olga Montoril de Araujo,nascida em Assaré, que lecionava na Escola de Furo Grande, propriedade de Casuzibha. Para melhor aorendizado das crianças o Patativa tocava sua viola fazendo repente sobre coisas da ilha do Marajó. Alexandre Montoril foi irmão de José e de Antõnio que migrou para o Amazonas, fez odontoligia e ingressou na Polícia Militar daquele Estado no posto de coronel.Foi prefeito de Coari e deputado estadual.

  28. 28 NILSON MONTORIL DE ARAÚJO

    Moro em Macapá/Amapá.Sou sobrinho de José Pereira Montoril(Cazuzinha)que troxe Patativa do Assaré para o Estado do Pará.Minha mãe era Olga Montoril de Araujo,nascida em Assaré, que lecionava na Escola de Furo Grande, propriedade de Cazuzinha. Para melhor aprendizado dos alunos, o Patativa tocava sua viola fazendo repente sobre coisas da ilha do Marajó. Alexandre Montoril foi irmão de José e de Antônio, que migrou para o Amazonas onde cursou odontologia e ingressou na Polícia Militar daquele Estado no posto de coronel.Foi prefeito de Coari e deputado estadual.Conheci Patativa em 1980, na UNIFOR, por ocasião de um seminário de cultura. Patativa conheceu Macapá e navegou no famoso rio Amazonas, tanto no canal norte(Macapá), como no canal sul(rio Pará)

  29. 29 JOSÉ BEZERRA MOREIRA

    O HOMEM FAZ PARTE DA SIMPLICIDADE E NÃO A SIMPLICIDADE FAZ PARTE DO HOMEM.NO DIA EM QUE FOR CONSIDERADO ASSIM, O MUNDO SERÁ BEM MELHOR!

  30. 30 Lourdes

    MEU PAI SE CHAMAVA FRANCISCO MONTORIL E MINHAS TIAS LOURDES E JURACY MONTORIL. SEMPRE CONHECI A HISTORIA DE PATATIVA DO ASSARÉ E COM MUITA ADMIRAÇÃO, QUE HOMEM FORTE E GUERREIRO! ATÉ HOJE ESTAMOS NO PARÁ, E COM MUITA CURIOSIDADE DE CONHECER OS MONTORIS DE ASSARÉ.

  31. 31 Iuri gabriel

    Muito interesante essa historia!!!

  32. 32 grasiela

    eu gostei desse sit elle é muitoo legal e eu gosteii dos livroos e poemas :D

  33. 33 grasiela

    eu gostei desse site elle é muitoo legal e eu gosteii dos livroos e poemas :D

  34. 34 DIOGO

    E UM DOS MAIORES DA POESIA E MUITO IMPORTANTE PAA AFAMILIA DELES E ISSO AI PARA VOCES E UM TEXTO MUITO LEGAL PARA TODOS QUE VAI LE ESSE TEXTO

  35. 35 leandra

    adorei o poema dele do caboclo ele e um esoetaculo e um otimo poeta e pai tambem

  36. 36 Mara

    Gostei.

  37. 37 Danyele Freitas Santiago

    ntrei so pra fazer um trabalho do colegio e me apaixonei pela biografia desse grande homem parabens por voces que fizeram uma bela homenagem a esse grand homem

    anny:13 anos Fortaleza Ceara

  38. 38 isadora

    A pesar de mora na cidade em que ele morou e conhacer novamente a sua vida eu achei bastante emportante eu estou fasendo uma pesquisa sobre ele ai eu estou aprendendo mais coisas que eu nao sabia emtao fasso esse cometario sobre a sua historia bjs xauxau !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!??????????????????…………………………………………..

  39. 39 Viviane

    Esse texto é muito legal vcs envia para mim o que esse homem tem .
    se ele ja morreu ou ta vivo ect.

  40. 40 Emerson

    patativa, poeta inesquecivel.

  41. 41 KAROLL

    OI SOMOS DA ESCOLA ARTUR BERNADES PARABENS PARA O SEU BLOG

  42. 42 lllio

    Assaré,
    De saudade
    Eu tenho chorado tanto
    Que as lágrimas do meu pranto
    Já formaram um oceano de solidão.

  43. 43 Elaine

    Eu gostei de sua historia de vida podr ajudar
    muitas pessoas à acreditar em si mesma mesmo com todas as dificuldades.

  44. 44 Fabiana

    Muito interessante, e sofrida a vida dele! Que Deus abençoe a vida dele onde ele estiver..

  45. 45 raquel souza

    eu gostei muito da historia do patativa do assare

  46. 46 Arlindo Matos

    Eu sou muito fã da vida rica de Patativa… Patativa pra mim foi um dos mais ricos brasileiros, um abastado dos versos, da poesia e da honradez… Patativa falou e lutou por seu povo com a mais perfeita fidelidade… Tudo em Patativa era abundante, transbordante… Ele era muito rico, rico de cordialidade, rico de vocabulário, rico de sensibilidade… Foi com muita riqueza que enfrentou as classes dominantes e a política de ofício… nunca vi ninguém desaforar o poder com tanta riqueza de palavras cortantes como navalha… água podia até ser escassa na serra de Santana, mas pra ele existiu de montão para não sair muito longe de lá… muitos partiram e a prata não o seduziu para largar a enxada, nem entupir suas oiças, furar seu ói, quebrar sua canela foi suficiente para impedir falar com altivez e propriedade de nordestino… Patativa foi rico em valentia e tudo que se podia ter mais do que ele tinha era insuficiente para aplacar sua grande riqueza… Patativa foi o maior rico do Brasil… queria ter um décimo de sua riqueza e seria um bilionário…

  1. 1 at Blog do Pé