Se agora eu disser que continuo no FIT- Rio Preto, faltarei com a verdade. Pois o que aqui vos escreve já não é mais o mesmo que veio. Ainda sou Mateus, mas Mateus transformado pelo contato com o espetáculo “Aos que virão depois de Nós – KASSANDRA IN PROCESS” da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz.

Sei que o tom da frase acima soa exagerado e talvez até um tanto melodramático, mas exagerada foi a intensidade da experiência que esse espetáculo me propiciou.

O grupo Ói Nóis Aqui Traveiz, veio de Porto Alegre e durante quinze dias, dezessete atuadores ( uma mistura de ator com ativista político, como eles se auto–denominam) trabalharam cerca de 12 horas por dia na montagem do “cenário” – na verdade uma instalação com vários ambientes e dois andares – do espetáculo. Se apresentarão durante os doze dias de festival, atendendo apenas 40 privilegiados por sessão. Eu fui um deles.

O Ói Nóis, com 30 anos de existência, trabalha em duas vertentes – o teatro de rua e o teatro de vivência. Kassandra se insere nessa segunda corrente, amplamente influenciada pela teoria de Artaud. O espetáculo, além de mergulhar o espectador em um ambiente todo propício, toca o público através de todos os cinco sentidos. Sons, cheiros, imagens, texturas, sabores se aliam para criar uma atmosfera que nos arrebata em um espécie de transe dionisíaco/reflexivo. (logo eu tão apolíneo)

A vivência, que dura 3 horas, me colocou em contato comigo. Através da história de Kassandra analisei minha existência e me lembrei que não sou apenas cabeça. Que não sou só o escravo de meus objetivos e do lugares que ocupo em meu trabalho, na minha família e nas associações que participo. Não só me fez refletir sobre a vida, mas me acordou para uma experiência de estar vivo.

Pelo menos pra mim , que levo tudo tão a sério, o espetáculo foi transformador. Eu saí do espaço de representação, literalmente em outro estado de percepção. Foi uma espécie de renascimento. Estava frio, mas não quis colocar o casaco, pois queria sentir como era o frio depois daquilo.

E toda essa troca de energia, o grupo realiza com tanto amor e humildade, que ao final nem aparecem para receber aplausos. Nós que fazemos nosso teatro da melhor maneira possível, temos muito o que aprender com esses “atuadoadores” que fazem o teatro deles da melhor maneira, escarnecendo do possível.

Eu confesso que não sabia que o teatro tinha essa potência. É claro que os dias passam e a enormidade de impressões cotidianas diminuem a força das impressões que Kassandra em mim gravou, mas algo dessa experiência eu guardo, e guardo em um lugar aonde estão meus mais valiosos tesouros.




Deixe seu Comentário



10 Comentários para “Kassandra in Process”

  1. 1 marina

    Estive no espetáculo e compartilhei da sensação que você descreveu. Foram três horas impressionantes.

  2. 2 pedro de camillis

    Ola Mateus,

    Que bom que tu pode compartilhar conosco desta vivência. Para nós da Tribo, cada noite é uma intensa celebração à vida e cada participante uma grande possibilidade de transformação.

    Irei indicar o teu comentário sobre a peça para os nossos amigos.

    Até mais,
    Pedro De Camillis.

    PS: Tu sabes que a peça tem um livro e estaremos lançando o DVD? Vai ser no SESC Pompéia, dia 2/ago. Vamos fazer uma temporada da KASSANDRA IN PROCESS em Sampa; estréia dia 7/ago…
    Se tu quiseres mais informações, entra em contato…

  3. 3 willyam

    sai do espetaculo querendo compartilhar com outros o que vivi.
    mas palavras nao foram suficientes, por que o espetaculo vai muito alem disso. tudo muito unico. especial. transformador.
    definitivamente uma esperiencia inesquecivel.

  4. 4 Thiago

    Estive no FIT em Rio Preto e amei o espetáculo de vocês!! Foram três horas de transcendência pura, em que me senti renovado pela vida que emerge da diferença… Parabéns pelas atuações… simplesmente fascinantes… tentarei estar em sampa e indicarei para amigos… forte abraço!!

  5. 5 Carol

    Sinto o Fit ter acabado e eu ter assistido Kassandra uma única vez! Sou bailarina e depois de assistir esse espetáculo sou outra pessoa! Passei a me questionar muito, sobre tudo, principalmente sobre a minha arte… Vcs m fizeram chorar! Me senti tão vazia e ao mesmo tempo completa!!! Não consegui sair totalmente do mundo para qual fui transportada, ainda sinto todas as sensações! Não sabia q se podia tocar as pessoas dessa forma, não sabia nada, achei incrível e fico tentando imaginar se um espetáculo de dança pode atingir e envolver o público dessa maneira! Acho q só assim seria válido! A dança é sempre tão vazia! Obrigada por terem vindo pra cá! E vou assistí-los novamente em São Paulo!!!

  6. 6 Alexandre

    A Peça de teatro perfeita,com 3 horas de duração e quando termina você não percebeu o tempo passar.
    As atrizes lindas e Helena de Troia com seus olhos azuis lindos……………………
    Uma peça sensual com muita nudez e os atores ficam juntos ao público quase o tempo todo,não tendo separação algo raro no teatro.
    Uma peça única,em formato especial,com um tipo de palco diferente e interatividade entre platéia e atrizes.
    Quem tiver a oportunidade,vale a pena pagar o preço do ingresso para voltar no tempo e entrar na cidade de TROIA.Vale a pena ver Cassandra tentando evitar a guerra,e por fim ,você se lembra do apaixonado Paris que trouxe Helena para Tróia ? Páris era filho de Príamo, rei de Tróia. Mas o motivo de Páris arriscar tudo por HELENA você vai entender quando ver a HELENA DE TROIA na peça,,,,,,,,,,,,,,,linda ,perfeita,uma verdadeira obra de arte !
    estacionamento 5 reais,ingresso 20 reais,poder voltar no tempo e entrar em Troia para ver os acontecimentos de dentro da cidade,as festas,e a maravilhosa Helena,
    não tem preço!

  7. 7 lucineide diogenes

    Sou advogada e pesquiso Kassandra. Encontrei vcs. Pena que não possa terassistido a peça. Moro em JoãoPessoa/Pb. POr aqui é tão dificil uma boa peça.
    Gostaria de comprar o DVD e o livro. Já está no mercado?

  8. 8 Mateus Faconti

    Cara Lucineide,

    Na verdade este blog é do grupo Teatro do Pé, de Santos-SP. O espetáculo Kassandra in Process é da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz – Proto Alegre/RS. Eu sei que o livro já está lançado, pois eu tenho. Quanto ao DVD, eu soube que eles lançaram durante a temporada de agosto em São Paulo.
    O Pessoal do grupo me falou que é possível entrar em contato com eles para compar esse material, eles mandam pelo correio.
    O link para o site deles está na nossa relação de links, a direita do blog.

    abraços,

    Mateus

  9. 9 Eliomar Bonavita

    Tive a imensa honra de assistir a esse espetáculo a alguns anos atrás na Fundição Progresso aqui no Rio de Janeiro. Amei o relato do blog porque ele descreve exatamente como me senti após ter assistido “Kassandra”.
    Falo sem titubear que este foi o melhor espetáculo que vi entre tantos que assistir em anos de carreira.
    Uma experiência inesquecível na minha vida
    Um grande abraço!

  1. 1 FIT - São José do Rio Preto at Blog do Pé