Há uns dois anos atrás recebi uma mensagem de uma jovem atriz em busca de conselhos. Ela estava no momento de decidir qual rumo tomar em sua vida profissional. Estava insegura e indecisa. Não sabia se deveria dedicar-se inteiramente ao teatro ou se fazia uma faculdade em outra área. Adorava teatro, mas seus pais eram contra. Abaixo transcrevo a mensagem que lhe mandei em resposta:

Cara Alessandra,

Sinceramente não imagino que comentário eu possa ter feito para conquistar tua confiança a ponto de vir pedir-me conselhos, porém eu quero te dizer que ainda sou jovem (29 anos) e o que eu sei de teatro ainda é muito pouco. Por outro lado, vivo profissionalmente de teatro há dez anos, sustentando uma casa, famí­lia, filho, etc.. Portanto dentro do que me for possí­vel farei o melhor para te aconselhar.

Um famoso poeta chamado Rainer Maria Hilke, em seu livro “Cartas A Um Jovem Poeta” responde, mais ou menos assim, a um rapaz que lhe pergunta se tem talento e deve seguir a careira de poeta:

“Faça a si mesmo a pergunta, me é possí­vel ser feliz sem escrever? Se a resposta for negativa então faça da sua vida testemunho de sua necessidade.”

Eu, devido a inúmeras decepções me afastei do teatro por quase dois anos. Toda vez que eu passava perto de um teatro, algo me doí­a fundo. Eu tinha saudade do cheiro das coxias, do esforço da montagem dos cenários, de acordar cedí­ssimo pra viajar. Esse anseio foi bem maior que a minha decepção e voltei ao teatro muito mais decidido a fazer deste a minha eterna profissão.

O mercado é ingrato, a grana é curta, mas as realizações (e as frustrações ) são imensas. Quanto a mim não há mais o que fazer, sou cativo do meu amor por minha arte e minha vida é o exercí­cio deste fascí­nio. Existem caminhos mais fáceis, eu desconheço uma profissão que traga tanto sofrimento (e alegrias) quanto a do ator. Mas EXISTEM formas de se viver de teatro.

Em primeiro lugar, saiba que não é fácil. Uma pessoa que queira fazer da arte sua profissão precisa se fazer muita dinâmica e auto-disciplinada, pois precisa correr muito atrás das oportunidades existentes e principalmente criar novas oportunidades. Com rarí­ssimas exceções, para se viver de teatro é necessário ser, além de artista, produtor. Criar, desenvolver e (principalmente) vender projetos que sustentem sua arte é o meio que eu conheço para conseguir viver de teatro.

Alessandra, escolher os rumos de nossa vida não é uma decisão fácil. E este momento que você vive merece reflexão. Não deixe de ouvir seus pais, eles já passaram por muita coisa e a experiência deles, mesmo que você trilhe outros caminhos, pode lhe ser útil (quanto mais velhos ficamos, mais reconhecemos a sabedoria de nossos pais); mas saiba, sempre, que é você que vai viver as conseqüências de suas decisões. Portanto, procure saber o que você realmente quer, pois cada profissão que você escolher tem seus benefí­cios e pesares. Boa sorte, coloco-me a disposição para o que eu puder fazer por você,

Um abraço,

Mateus




Deixe seu Comentário



1 Comentário para “Carta a uma jovem atriz”

  1. 1 Suelen Allencar

    Boa noite Mateus,

    Confesso que foi por mero acaso, que acabei lendo o “Cartas à jovem atriz”, mas mexeu tanto comigo que agora nem sei o que estava procurando, rs.

    Enfim, eu tenho 20 anos, pouca experiência, perdi o emprego que pagava a minha faculdade (Artes), tenho uma pilha de contas pra pagar, cobranças da família e hoje apresentei uma peça com apenas 2 pessoas na platéia (pagantes de meia entrada, inclusive).

    Já me fiz a pergunta que citou algumas vezes, e muitas vezes acreditei estar “dando murro em ponta de faca”, mas… posso repetir exatamente o que disse; sinto a falta do cheiro, de tocar nas pernas, a cor da rotunda parece ser tudo que eu preciso pra viver, meu corpo sente falta da madeira do palco, tal como uma pessoa sente falta do corpo da pessoa que ama, é um vazio que transborda da alma pro corpo.

    Eu, sinceramente, não sei exatamente o que vou fazer depois da faculdade, não sei como vou fazer pra pagar as minhas contas, não sei se estou sendo caprichosa ou pouco prática… Só sei que amo o palco, e hoje tentei fazer o melhor espetáculo que já fiz porque não importa o qto eu precise ganhar, durante o tempo que aquelas 2 pessoas estiveram lá, elas tiveram o meu melhor, é pra isso que eu vim aqui… pro mundo…

    Enfim, obrigada por escrever, vc não ajudou apenas a Alessandra.