Essas esculturas em cerâmica (argila) foram produzidas para integrar o oratório que compõe a cenografia da cena “A Morte de Nanã.”

Elas ficavam dispostas nas portas do oratório em uma seqüência que contava a história da morte de Nanã. Inicialmente, a idéia era que as cenas modeladas ficassem dispostas em cada um dos buracos da coroa do oratório. Porém, na prática não funcionou, então optamos por posicioná-las nas portas e preencher os buracos da coroa com velas… o que ficou muito bonito.

Essas esculturas já não existem mais, infelizmente, pois foram destruídas em alguns acidentes durante o processo de desmontagem do cenário ao longo das apresentações.

Seria bom produzi-las novamente, mas gostaria de fazê-lo de forma que não pudessem mais quebrar. Uma opção seria papel machê, que é bem resistente, no entanto, acho que não consigo modelar peças tão pequenas nesse tipo de material. Papel machê é bem ingrato para trabalhar pequenos detalhes, pois quando tentamos, por exemplo, dar apenas um risco ou uma pequena cavadinha, acaba sempre saindo um pedaço grande de papel com cola.

Enfim, veja abaixo ‘A Morte de Nanã’ contada em esculturas.
Clique nas fotos para ampliar.

Escultor: Mateus Lopes

A GRAVIDEZ

O NASCIMENTO

A MENINA NANÃ

DOENTE DE FOME

A MORTE DE NANÃ


Oratório com as esculturas, mas sem as velas.




Deixe seu Comentário



2 Comentários para “‘A Morte de Nanã’ contada em esculturas”

  1. 1 Nattália Freire Moura

    Na ardida esperança, com olhos fundos, nosso povo consegue mesmo, contudo, sobreviver em um realismo fantástico. Abençoados, resistem a tanta dureza.
    Nós somos privilegiados, artistas ainda donos de sensibilidade e você Mateus com uma grande alma e mãos iluminadas, modelou o pó deste povo em mágicas e sublimes esculturas

  2. 2 beatriz b bovolenta

    Olá pessoal mara!Tive a oportunidade de conhecê-los no teatro brincante em 96 e tive a honra de levar meus alunos da EJA-Educação de jovens e adultos para assistir a representação da ” a morte de nanã” no teatro do SESI-Osasco.Estou agora trabalhando com um projeto intitulado ” auto ( autonomia) falantes ( o aluno sujeito de sua voz).Foi um dois dois projetos da rede que foram escolhidos para a 1ª mosra de práticas pedagogicas dos professores da EJA de Osasco.Gostaria de poder ter a oportunidade de apresentar o trabalho de vcs para a secretaria de Educação de Osasco e quem sabe podermos levar nossos alunos da rede para vivenciarem esta riqueza que é o poder da arte, como facilitador de sensibilização para a transformação dos sujeitos que nem se percebem?
    Estamos aprimorando o nosso trabalho e sinceramente, amaria poder vivinciar com meus alunos este trabalho tão significativo para tds nós.
    Aguardo contato para repassar para a Diretora de DPTO da EJA de Osasco.estanmos vivendo um efervecer de possibilidades neste Município. Estamos formando uma unidade do SESC aqui na cidade…Quem sabe pessoal? usarei tds minhas estratégias para convencê-los.Por favor , me deem um retorno se será possivel ainda este ano?
    Um grande abraço,
    Fã do “teatro do pé”
    Professora da EJA de Osasco, Beatriz Bittencourt Bovolenta