“Há que junto com o cordel
sempre tem uma figura,
o que danada é essa imagem
chamada xilogravura?”

Costuma-se associar o folheto à ilustração em xilografia que aparece em sua capa. Mas estas ilustrações são relativamente recentes. De iní­cio, o folheto apresentava na capa apenas a indicação da autoria, o tí­tulo e um ou outro ornamento tipográfico. Na contra capa, vinha o endereço do autor, que quase sempre era também o vendedor de seus folhetos. As capas dos folhetos são tingidas em tons de verde, amarelo, rosa e azul e trazem uma xilogravura ““ resultado da impressão feita com uma espécie de carimbo talhado numa matriz de madeira. A técnica já era conhecida na antigüidade e foi utilizada na Europa no século XV para ilustrar cartas de baralhos e imagens sacras. De lá veio para o Brasil em 1808, com a Imprensa Real Portuguesa. No nordeste, a arte alcançou tamanho destaque que muitos xilogravuristas se tornaram famosos tanto quanto os autores dos versos. Artistas como os pernambucanos J. Borges e Silva Samico que são conhecidos em todo o mundo. O primeiro, apontado como um gênio da arte popular, já percorreu vinte paí­ses europeus, onde ministrou oficinas e palestras sobre xilogravura e cultura do cordel com ajuda de tradutores. Já Samico foi professor de xilogravura na Universidade Federal da Paraí­ba e teve 200 peças de sua produção reunidas em exposição na pinacoteca de São Paulo, em setembro de 2004.

“E quais são os grandes temas
e os melhores autores
desta arte tão ferina
que não poupa nem doutores?”

“O cordel foi e continua sendo uma das formas de comunicação mais autênticas nas pequenas cidades na região nordeste “- explica a escritora Clotilde Tavares. Assim que um fato relevante acontece “ como a vitória do Brasil em uma copa do mundo, a morte de alguém famoso, uma grande enchente ou mesmo um caso de adultério “ os cordelistas produzem um relato extra oficial, popular e poético dos fatos. Em poucas horas, o livreto é impresso, ilustrado e colocado à venda em feiras, pendurados em cordões. Daí­ vem o nome : Literatura de Cordel. O leitor, no entanto, se refere ao livreto como folheto ou verso de feira.”

“E na escola, seu mestre
o que é possí­vel fazer
com os alunos curiosos
para o cordel aprender?”

Outro papel importante exercido pela literatura de cordel diz respeito à sua função como auxiliar de alfabetização. Sabe-se que incontáveis nordestinos carentes de alfabetização aprenderam a ler por meio de folhetos. E, desta forma, cresce, gradativamente, o interesse de estudantes e educadores, em todo o Brasil, pela literatura de cordel para este fim e das muitas maneiras como o folheto pode ser utilizado em sala de aula.

——————–

Néya Maciel, graduanda do segundo ano do curso de Letras pela CEULAR (Centro Claretiano) em Batatais-SP, iniciou sua pesquisa sobre a Literatura de Cordel em 2006, a qual pretende utilizar como tema de seu TCC em 2008, sugerindo que o Cordel não é somente um folclore popular, divulgando assim sua história, seus representantes e a evolução desta modalidade literária.




Deixe seu Comentário



106 Comentários para “Literatura de Cordel: Xilogravura, Temas e Ensino”

  1. 1 Evellin e Leticia

    Gostei do documentario, mais eu tava precisando fazer um livro sobre a literatura de cordel, da parte que fala da XILOGRAVURA, entende?
    eu preciso de tudo que fala da xilogravura, na literatura de cordel, o trabalho é pra dia 08/08/07!
    porfavorrrr
    acho a XILOGRAVURA super legal e só
    Bêjõ. (L)

  2. 2 Roger Yuki

    Eu tenho treze anos e gosto muito de literatura e por isso eu vou lhes dar meus para béns!!!!!!!!!!!

  3. 3 Crislaine

    Acho a literatura de cordel fantastica e acho uma boa influensia para novos poetas

  4. 4 jhonata

    gostei e dou o maior valor cordel

  5. 5 gleizy

    Gosto da historia de Cordel, principalmente a parte de xilogravura…
    bjs

  6. 6 daniel

    dei valo a o cordel e a literatura

  7. 7 Izabel Cristina Rodrigues

    eu amei!!!!! pq me ajudou muito a fazer o trabalho de artes q precisava.GOSTEI DA PARTE DO CORDEL É UM JEITO DIFERENTE DE C COMUNICAR.EU SÓ CONHECIA OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NORMAIS COMO TV,RÁDIO,CELULAR ETC.MAS AGORA C/ A AJUDA DO SITE EU DESCUBRI Q A OUTRO MEIO BEM MAIS LEGAL DE SE COMUNICAR. B’JUSSSSSSSSS.

  8. 8 Guilherme

    hummmm Achei legal porque e um jeito de se comunicar diferente ne? e isso esta me ajudando a fazer um trabalho.

  9. 9 giovanna cardoso

    acho a literatura de cordel uma grande oportunidade as pessoas e a valorizo

  10. 10 jefferson

    Dei valor ao cordel desde que entrei na escoa educandario torres
    foi lá que eu descobri o cordel.

  11. 11 Natália Moura

    Eu gostei muito da literatura logo após um trabalho que esta acontecendo no colégio (intesivo de maceió) eu me enteressei muito por esse trabalho e vejo também o quanto a literatura é importante para nós meu nome é Natália tenho 14 anos e gostei muito da nossa literatura e espero conheçer um pouco mais das nossas origens para poder conheçer mais um pouco de tudo e me aperfeisoar mais no meu português. Para poder ter uma boa leitura e um bom vocábulario com as outras pessoas !
    Cordel é muito imteressante e espero aprender cada dia mais e mais..
    muito obrigada a esse site por nós ajudar mais na nossa inteligência e aprendizagem que são os fatores mais importantes que é a nossa lingua portuguêsa .Meus Parabéns !
    muito grata Natália Moura.
    Beijos!

  12. 12 lygsdad

    meu nome é Gianny e tenho 11 anos.
    nossa gostei bastante do site …..me ajudou muito a fazer o meu trabalho ….obrigaduuu

  13. 13 jessica borges

    a xilogravura espira minhas loucuras so com xilogravura esponho minhas loucuras assinado flor da literatura

  14. 14 jessica borges

    xilogravura e minjha loucura tenho apenas 13 anos mas minha mente ja ama xilogravura valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!bjs emtrem no meu orkut estou te esperando

  15. 15 Aldenir de Barros Costa

    Sou professora, e na escola onde leciono estamos trabalhando com Literatura de cordel gostaria de saber como se confecciona o cordel e a xilogravura.

  16. 16 neya

    Cara Aldenir

    Você pode entrar em contato como cordelista Arievaldo, ele tem uma “cartilha” – acordacordel@hotmail.com

    também é vendida pela ABLC (Academia Brasileira de Literatura em Cordel) http://www.ablc.com.br – pega o telefone e liga para o “Seo” Gonçalo.
    No site também explica as rimas e as métricas.

    abraços.

  17. 17 selma caetano

    gosto muito de literatura de cordel, e tenho q fazer um, pra minha aula de antropologia , por favor me ajudem ñ sei como fazer que entregar 25/07/08 me oriente como fazer.

    um abraço …

  18. 18 caroll

    oi vcs sao demais eu gosto de vcsss!!!
    rsrsrsrssrsrs
    sao demaiss parabenss
    e continue assim fazem outro site eu quero conhecer maiss e tambem eu amei o sitee
    te adoramos pessoall
    continue assimm rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrrssrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrssrrrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr5srsrsrsrsrsrrsrssr

  19. 19 Gabrielle

    Oiiiiiiiiiiiiiiii pes
    soalllll!!!!!!!!!!
    Eu adoreiii esse site e vcsssssssssss!ASUHSUAUSAUSAHAU
    Quero fazer mais***
    Adoroooooooooooooooooooooooooooooo muithooooooooooooooooooooooooo vcsssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss!usahusahuashuashuashusahuashuahaushaushuashuashuashuahuashuahuashuashuashusahsauhuashushusahusausahusahuashuashusahusahusausahusahuashusahushauhsausahuhasusahusahusahusahuashaush
    ahsuhsuahuashusahuashuahuhsaushausahushahahsuhsuhsauhsa.
    Amores estou com muita saudadeeeeeeee!!
    B
    e
    i
    j
    o
    ss
    sssss

    s

    vc sabem onde!

  20. 20 thaynna

    gotei muito,mas não tem exatamente o q eu presisava!

    continuem assim mas se possivel melhorem…!

    bejoxxx

    t

  21. 21 graça bitncort

    Estou fazendo um trabalho de xilogravura na faculdade.
    Estou amando o resultado.
    Adorei o site de vocês.
    Parabens…

  22. 22 karol

    eu adorei esse site e eu adoro literatura eu amei voces estão de parabéns beijãoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    continuem sempre asimmmmmmmmmmmmmmmmm

  23. 23 joseane

    oi, boa tarde gostaria muuuuuuuuuito que vcs publicassem uma literatura de cordel que fale sobre a escola, pois preciso entregar um trabalho na escola sobre esse tema, beijos e desde já aghradeço

  24. 24 mirian

    amo a litearura de cordel. Irei trabalhar com meus alunos neste ano de 2009. Gostaria de comprar muuuuitos exemplares.
    sucesso!!!!

  25. 25 IsADoRa

    Oi povo!!!!!
    Adorei o texto mas naum axei oq precisava, q era um cordel com sua xilogravura! Adorei td!!!!!!!!
    Bjooooooos Isadora

  26. 26 stéphani

    amei,muito bom!

  27. 27 marilia gabrilela chagas costa

    adorei a questao da xilogravura

  28. 28 bruna mara

    gostei me ajudou muito como meu trabalho
    muito obrigado??

  29. 29 larissa

    eu gostaria de saber com fazer um livro ,sobre o cordel

  30. 30 semille

    eu acho q vcs deveriam botar algumas literauras de cordel

  31. 31 Camila

    Muito bom o conteúdo, bom saber que a cultura popular ainda vive! Estou desenvolvendo um anteprojeto de TCC sobre a Literatura de Cordel, e cada vez mais percebo a riqueza contida nessa forma de expressão tão bem trabalhada e, de certa forma, mal compreendida.
    Beijão aos organizadores do site,
    sucesso!

  32. 32 elizabete

    gostei muito de saber sobre xilogravura e literatura de cordel,pois eu consegui fazer o meu proprio cordele com isso conseguir aprender mais e mais

  33. 33 wanderley allmeida leite

    faz lembrar-me ,quando eu sai do segundo grau e ia bater rimas com meu amigo poeta já com deus .Expedito sebastião da Siva . Que saudades.

  34. 34 Raimundo Nascimento

    gostaria muito que vinhecem ministrar uma dessas oficinas aqui em santa maria da boa vita-pe, pois aqui ha muitos talentos nessa ária. fuiiiii…fui não,aguardo respostas.

  35. 35 Nancildo de Oliveira Filho

    De onde veio exatamente o cordel,ele é um otimo material para o professor utiliza em sala de sala.Estimula o aluno a praticar da leitura cabe a nossos goverrnantes ver a maravilha que é o cordel para o desenvolvimento do aluno abraço.

  36. 36 marai zefa america dos santos

    gosto muito desse tema xilogravura é muito importante e também gostei dos desenhos refirindo a xilogravura . PARABÈNS

  37. 37 simao

    cara esse site e´ o macimo porque me ajudou d+ no meu trabalho de portugues.

  38. 38 mario

    Gosteei muito de cordel,principalmente de suas obras em detalhes.

  39. 39 cristian

    eu acho que tinha que ter exemplos sobre o assunto

  40. 40 Emerson

    Essa segunda imagem é uma bacharia rsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrrsrs

  41. 41 Leticia

    Ótimo blog! Sou arte-educadora e estou trabalhando este tema com meus alunos de escola pública…parabéns!

  42. 42 gabrielaoliveira

    a literatura de cordel é legal e engraçados

  43. 43 luiza

    ah vai me ajudar mt mt mt mt mt mt mt mt mt mt mt mt mt mt mt no meu trabalho

  44. 44 gatona

    parabéns pois tudo qui eu proucurei eu achei e não foi dificíl achar então mais uma vez parabéns…………..

  45. 45 Raphael Jr

    Gostei d+ de ler parabéns a todos que participam …..Eu gostaria de participar como faço. ?

  46. 46 MILENA

    eu gostei mt de ter lido sobre a literatura de cordel eu queria saber pois irei fazer um trabalho sobre esse assunto

  47. 47 MILENA

    eu gostei muito de ter lido e também aprendi mas sobre a literatura de cordel.eu entrei nesse site para aprender um pouco mais sobre a cultura nordestina e também para fazer um trabalho sobre esse assunto e é só esse o meu recado para vocês …

  48. 48 Netto

    Olhá só cará estou precisando fazer uma um cordel mais não sei como comerçar nem como fazer, será que alguem poderia me ajudar com alguma coisa urgente?

  49. 49 naruto

    Outro papel importante exercido pela literatura de cordel diz respeito à sua função como auxiliar de alfabetização. Sabe-se que incontáveis nordestinos carentes de alfabetização aprenderam a ler por meio de folhetos. E, desta forma, cresce, gradativamente, o interesse de estudantes e educadores, em todo o Brasil, pela literatura de cordel para este fim e das muitas maneiras como o folheto pode ser utilizado em sala de aula.

  50. 50 Matheus Gomes

    A Literatura de Cordel é Muito Inportante para
    todo Mundo que quer estudar sobre a Literatura de Cordel.
    Isso é que eu acho Agora eu não sei vc se o Cordel for Inportante para vc estude ele é Muito Ingual eu faso.

  51. 51 fernanda

    muito bom esse saite nos leva a ler mais divertido

  52. 52 juliane

    isso me ajudou bastante pois era isso mesmo que eu procurava ! bjs…juju cef 15 gama 6D

  53. 53 Everaldo Araujo

    Como bom Paraibano, não poderia deixar de comentar esta ótima matéria sobre Literatura de cordel e xilogravura.
    Me chamou à atenção o trecho que fala sobre a influência do cordel na alfabetização dos nordestinos, principalmente dos sertanejos.
    Eu mesmo, quando menino, nas minhas viagens de férias escolares pelo sertão da Paraíba, li muitos folhetos de cordel para familiares idosos e para alguns jovens sertanejos que não sabiam ler. Muito importante também, é a relação que há entre a arte xilográfica e o folheto de cordel. Tenho um livro, DOZE GRAVADORES POPULARES DO NORDESTE, da Editora Guariba, no qual Francisco Brennand apresenta trabalhos impressos dos 12 maiores mestres da gravura popular nordestina, acompanhado com uma pequena biografia de cada um deles. Uma obra de arte que aprecio e guardo com muito cuidado. Os doze artistas são: J. Borges (José Francisco Borges), Enéias Tavares Santos, João Antônio de Barros, Inocêncio da Costa Nick (Mestre Noza), Expedito Sebastião da Silva, Severino Marques de Souza Júnior (Palito), José Costa Leite, Abraão Bezerra da Silva, José Soares da Silva (Dila), Pedro Armando dos Santos, Walfredo Gonçalves de Oliveira e Minelvino Francisco Silva.

    Até mais.

    Everaldo

  54. 54 silvio

    também estou redigindo meu tcc sobre literatura de cordel, seu puder me indicar material eu agradeço. seu projeto está exelente.

  55. 55 Beatriz,Victor e Caio

    Adoorei tivemos que fazer um trabalho sobre cordel de Portugu~es e nos ajudou muito !!

    Obrigada

  56. 56 Gizeli Borba (Ipojuca)

    Oi fiquei maravilhada como que acabei de ler estou fazendo o curso de pedagogia e esse tipo de trabalho pode me ajudar muito preciso de xilogravuras com professor em sala de aula. parabéns pelo trabalho de vocês.

  57. 57 !#@$@#%¨**¨&)+

    acho que vcs deveriam colocar mais xilogravuras, coloquem mais para nós termos mais idéias sibre xilogravuras

  58. 58 aninha

    e muito interessant e muito legal

  59. 59 samantha

    gosto muito desse site

  60. 60 rejane

    gostei muito mais quero saber mais dos seus temas vc pode nos seder um para nosso boi que ainda nao tem o tema para se apresentar no festival de manaus por favor nos ajuda um abraso adorei tudo

  61. 61 luena stefanny

    eu achei muito legal e interesante eu adoro xilogravura

  62. 62 amanda

    nossa me enterecei muito por a literatura de cordel e sua xilogravura to estudando isso na escola vai ser lindo nois iremos fazer uma festa junina sb este tema vc ta covidado pra ir!!!xau

  63. 63 ivan bezerra passos

    eu gostei

  64. 64 ana maria coelho

    parabens, amei, sou apaixonada pela literatura de cordel, afinal tem tudo haver com a minha infancia,abraço…

  65. 65 rosilane

    ameiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!

  66. 66 rebeca santigo

    estou procurando hitoria de cordel e ñ encontrei se encontrarem me liguem o numero é 46194911 isso vale ate o dia 20/6/2011 obrigado

  67. 67 Ghiovana Luiza Amaro Pino de Souza

    aprendi muito com a historia da literatura d3e cordel e a xilogravura, eu estou fazendo um trabalho sobre literatura de cordel, consegui fazer uma literatura de cordel .ela se chama príncipe borralheiro, mas em uma literatura de cordel não pode fautar as xilogravuras claro já estou trabalhando nisso.

    sou ghioana luiza e tenho 10 anos de idade

  68. 68 bruna

    a literatura de cordel e muito bom

  69. 69 camila

    eu qero pesqui zar um pesquiza maz nao consigo sobre tema:cordel perguntah

  70. 70 danielison alison de medeiros simões

    adorei seu trabalho, encontrei tudo que eu precisava para um trabalho da escola.Beijos.

  71. 71 nessa

    eu adorei os cordel e xilogravura!!!!!!!!!!!!

  72. 72 andressa

    EU AMEI, e quero saber mais!!!!!!

  73. 73 taty

    adoro cordeis e tbm faco parte de um grupo chamado flor de mandacaru…

  74. 74 Keely

    Gosteei desse site !
    Sério, super legal, mas ainda preciso de um tema pra uma literatura de cordel ._.

  75. 75 nte

    deveriam colocar sujestoes de cordeis como meio ambiente e outros

  76. 76 speed

    acho que deveria ter mais xilogravuras, só tem 2!!!

  77. 77 nedsc

    a 2ª xilogravura e uma gravura sem respeito,muitas crianças olham p/ fazer trabalho d/ escola,muda isso!?!?

  78. 78 LAURA

    ADOREI VARIOS CORDEL EDUCATIVO

  79. 79 katarina

    minha professora também deu esse cordel para os alunos dela mais eu não intendi nada

  80. 80 Lindinha

    Amei!!!
    deu pra fazer tudo
    esse sate é o maximo
    muito legallllllllllll
    BJOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!

  81. 81 elizangela santos de jesus

    adorei conheçer cordeu e xilogrvura e a maneira que ela e feita.

  82. 82 helida

    eu acho coedel muito intereçante e é muito legal eu adorei muito

  83. 83 peti

    oitb adorei sua xilogravura bjs de peti

  84. 84 igor

    adorei deu pra faser tudo rmsima da hora
    agora eu sei ande vim faser as minhas pesquisa
    sobre o cordeu
    vvvvvvvvvvvvvvvvlllllllllllllllllllwwwwwwwwwwwwwwwwwww

  85. 85 Celi oliveira

    Cadê a xilogravura? è o que estou precisando!Bjus

  86. 86 arthur

    vlw quem posto isso.tava prescisando pra aula

  87. 87 leticia guterrez

    essa imagen e muito bonita por isso vou dar uns parabens quem fez isso muito lindo mesmo estou enprecionada bjsbjbsbjsbjsvbjsbjsbj

  88. 88 andre felipe

    uma coisa muito legal incentiva as pessoas a a ler mais

  89. 89 loraina de oliveira santos

    eu adoroooooooo cordel

  90. 90 Suelen Souza

    Gosto muito da literatura de cordel, acho muito importante para o ensino de jovens e adultos. Álem de dar muito conhecimeto a população.

  91. 91 Edson Bezerra

    Amigos da arte e literatura, TÊM O CAFÉ LITERARIO – DIA 09/10 A PARTIR DAS 14:30H. NO AUDITORIO DA CDL – CENTRO – ABREU E LIMA, O Café Literário é um projeto estadual do artista plástico Edson Bezerra e tem sido realizado na cidade de Abreu e Lima – centro, mensalmente. Sua proposta é oferecer um ambiente de diálogo entre o público em geral e aqueles que produzem literatura, ou aqueles que possuem atividades diretamente ligadas a elas, como os estudantes, professores, jornalistas, críticos literários, editores, radialistas, escritores, poetas e artistas de todos os seguimentos. PARTICIPAÇÃO: GRUPO DE POESIA(O GRITO – RECIFE) ACADEMIA DE LETRAS DE PAULISTA – ACADDEMIA DE LETRAS DE IGARASSU – POETAS ABREULIMENSES – EXPOSIÇÃO DE CARICATURA DE POETAS FAMOSOS – CAFÉ REGIONAL COM (BOLO – CANJICA E BOLACHAS) CAFÉ E CHÁ PARA TODOS. PARTICIPEM E TRAGA MAIS UM – SALA CLIMATIZADA.

  92. 92 Iara

    Se vcs colocassem umas literaturas de cordeis já prontas, eu agradeceria.. Obrigadooo! M<eus Parabéns!!!

  93. 93 alexandre amado

    A XILOGRAVURA é muito importante, e também fala sobre as artes de CORDEL ….
    E é uma arte CHINESA sendo conhecido desde o século VI….
    E A LITERATURA DO CORDEL é muito bom e muito importante também…
    meus parabéns!!!!!

  94. 94 thalita

    gosto de mais de literatura pois digo dde coraçao q e´mt legal

  95. 95 Kerollyne

    eu e minhas amigas adoramos literatura de cordel.(Cicera Nunes,Kerollyne,Raires)

  96. 96 Antonio da Paixão Dias dos Santos

    Sou poeta de literatura de cordel e tenho vários livros prontos como não estou em condições financeiras de publicar, gostaria de saber se vocês sabem de uma maneira mais fácil de fazer isso ou mais barato.
    Um abraço!!!

  97. 97 gercilene silva de araujo

    adorei o site e a valorização pela literatura de cordel q foi dada,mais não supperou minha necessidade de saber mais sobre xilogravura, qualquer novidade envie para mim.preciso pois meu tcc é nessa area.Parabéns!!bjos.

  98. 98 GERALDINO LIMA

    Sou aposentado, advogado, escrevo alguns “cordelinhos”.

  99. 99 Fhillipe Ferreira Deodato da Silva

    gostei muito pois me ajudou a realizar um trabalho de redaçao. e tambem me ajudou a conhecer a cultura nordestina.

  100. 100 Hellen

    Nossa eu amei fazer um trabalho sobre Literatura de Cordel!.

    Nisso eu aprendii como e bom aprender sobre as coisas antigas como:folinhas antigas que nelas compõe uma linda poesia ou mesmo versinhos,e etc…

  101. 101 anna clara

    gente eu adorei esses negocio de cordel ´pra mim era maior paia mas nao e

  102. 102 gabriel

    amei o site muito legal!!!!!!!

  103. 103 dayane

    esse site e uito legal quer pena pq eu nao consiquer a resposta quer eu queria mais eu amei amei esse site bjd

  104. 104 dayane

    ameiiiiiiiiii esse site e tudo de bom parabens por ter um site muito bom
    bjssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

  105. 105 cleber

    Dou muito valor ao cordel Obg por tudo =).

  106. 106 Luceelya

    Mt bom esse site amei, me ajudou bastante no meu trabalho da faculdade.