A chegada do Dramaturgo do Teatro do Pé
0 Comentários Publicado por Mateus Lopes em 20 de maio de 2007 em História, Teatro do Pé.No dia 11 de janeiro de 2004, de acordo com o registro da 3º ata dos ensaios do Teatro do Pé, conhecemos o nosso atual dramaturgo Olavo Dáda. A convite do Danilo Nunes, o Olavo compareceu à reunião, na casa do Mateus Faconti, para conversarmos sobre as necessidades e expectativas do grupo em relação aos trabalhos que gostaríamos de desenvolver em conjunto com um dramaturgo.É claro que, primeiramente, nos apresentamos e conversamos um pouco sobre o grupo, que era ainda muito novo, mas que começava a esboçar as metas que desejava alcançar. |
Depois conversamos sobre a temática do primeiro trabalho que pretendíamos desenvolver e como deveria ser o processo de integração do dramaturgo no desenvolvimento dos textos, sempre em conjunto com as construções e improvisações cênicas feitas durante os ensaios.
A presença do dramaturgo não seria necessária em todos os ensaios, mas em alguns ensaios chave, onde pudéssemos apresentar parte do trabalho cênico desenvolvido e acumulado durante os ensaios anteriores, fornecendo assim o material bruto a ser trabalhado e lapidado. É claro que quanto maior o número de ensaios feitos com a presença do dramaturgo, melhor e mais orgânico seria o resultado da criação. No entanto, isso nem sempre foi possível.
Acho que devido à falta de recursos financeiros, e à necessidade de cada integrante do grupo preencher o seu próprio tempo, de forma equilibrada, entre levantar os recursos necessários para o próprio sustento e o fazer artístico, não foi possível ao Olavo estar presente da forma que seria mais adequada ao desenvolvimento dos trabalhos.
No entanto, isso jamais impediu que ele aplicasse o seu grande talento em conjunto com o Teatro do Pé desenvolvendo excelentes textos como: “A Maldição do Cercado” (em Argumas de Patativa), “O Causo da Onça” e “Desventuras Pródigas” (nome provisório).
Nessa mesma reunião, também conversamos sobre a necessidade da entrada de uma atriz no grupo, o pré-requisito de que todos possuíssem DRT garantindo a situação profissional do grupo, a necessidade de parceiros para aulas de canto, violão e percussão e a necessidade futura do trabalho de um diretor musical. Todos objetivos já alcançados, com exceção do parceiro de violão e percussão.
0 Comentários para “A chegada do Dramaturgo do Teatro do Pé”
Por favor, aguarde.