Na primeira reunião após o nascimento do Teatro do Pé, conversamos sobre as expectativas e os objetivos individuais de cada integrante em relação ao desenvolvimento, os projetos e o direcionamento esperado para os trabalhos do grupo. Obviamente, partindo do cruzamento desses objetivos individuais, encontramos o denominador comum almejado por todos os integrantes, e traçamos então o modelo e a filosofia de trabalho coletivo que seguiríamos.

Da filosofia de trabalho, concluímos assim:

“Cada integrante terá a total responsabilidade de trabalhar em qualquer atividade necessária para o progresso do coletivo. Dentre essas atividades, caberá a cada um estudar, ler, pesquisar, reunir material, executar e propor idéias e atividades enriquecedoras para os processos do grupo. Ter freqüência e pontualidade absoluta em todos os encontros. Trabalhar com dedicação e disciplina. A palavra do diretor será a autoridade máxima dentro de qualquer atividade cênica e deverá ser respeitada com tal. Nas questões que dizem respeito ao grupo, não haverá hierarquia ou autoridade superior, sendo que todos deverão se posicionar e votar democraticamente a respeito dos rumos do próprio grupo que fundaram.”

Quanto aos primeiros trabalhos e pesquisas, concluímos que deveríamos coletar e estudar todo o material que pudéssemos sobre o universo popular nordestino e outros conteúdos relacionados. Pra satisfazer os mais curiosos, começamos os estudos assistindo e analisando o filme “Auto da Compadecida” da Globo Produções, e começamos a reunir um pequeno catálogo de expressões populares nordestinas, além de uma relação de estruturas de personagens comuns a esse universo.

Quanto às atividades práticas, decidimos que, durante um período indeterminado, seria reservada uma parcela de cada reunião/ensaio para a execução de atividades de reconhecimento, integração e entrosamento do integrantes do grupo, tal como brincadeiras e jogos cênicos diversos.

Nós nos divertíamos pra valer com essas brincadeiras.
Como é gostoso o brinquedo teatral!




Deixe seu Comentário



1 Comentário para “Filosofia de trabalho e práticas iniciais do Teatro do Pé”

  1. 1 gideane

    parabens o espetaculo eh maravilhoso… e vcs sao otimos, espero q venham outras vezes aki em birigui! bjo e boa sort sempre a tdos vcs.